O que é o Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz é uma das novas oportunidades do público adolescente brasileiro para começar a atuar no mercado de trabalho.

Então, se você ainda não conhece esse programa, chegou a hora de entender o que é o Jovem Aprendiz e quais as possibilidades que as empresas de todo o Brasil podem te oferecer.

Por isso, não espere mais e descubra agora tudo o que você precisa saber sobre o que é o programa jovem aprendiz para não ficar para trás.

Vamos lá?

Programa Jovem Aprendiz: o que é

Esse programa foi uma iniciativa do Governo Federal desenvolvido a partir da Lei de Aprendizagem, Lei 10.097/00, que tem o objetivo de melhorar e desenvolvem o aprendizado e a iniciação de jovens no mercado de trabalho brasileiro.

jovem aprendiz1.png

Segundo essa lei, que defini quase tudo sobre o programa jovem aprendiz, define que todas as empresas de médio e grande porte tem a obrigação de contratar uma quantidade de jovens aprendizes.

Essa quantidade pode variar de 5 a 15% de todo o quadro de empregados da empresa e a ideia é desenvolver a formação profissional.

Isso significa que o programa jovem aprendiz regulamenta a prática de contratação de pessoas jovens e que não tenham experiência profissional como uma forma de oferecer capacitação e aprendizado para uma nova área.

O programa abrange jovens de 14 a 24 anos que ainda estudam ou que já tenha concluído a educação básica, mas faça parte do programa em alguma instituição, e seguir as regras de seleção de cada empresa.

Dessa forma, o programa jovem aprendiz oferece um curso de aprendizagem onde o jovem não precisa pagar nada e que pode durar até dois anos e ainda vai receber um determinado salário pela empresa contratante onde ele vai desenvolver o ensino prático.

Com o intuito de aprimorar habilidades e vivenciar o dia-a-dia dentro de um mercado de trabalho, o jovem aprendiz vai estar se preparando para o futuro e abrir novas possibilidades de atuação.

Uma informação de extrema importância é que os horários de trabalho do jovem aprendiz devem ser contrários à sua atuação prática dentro da empresa e, de nenhuma forma, as horas de trabalho devem atrapalhar os estudos.

Acontece que, por ser um programa voltado para a aprendizagem, o jovem aprendiz deve manter o rendimento escolar no que se refere a comparecer as aulas e manter as notas estipuladas.

O programa jovem aprendiz é uma forma de estimular o aprendizado, a assistência social e inclusão social e no mercado de trabalho.

Programa Jovem Aprendiz

Por isso, estudantes de escolas públicas podem tem preferência nas seleções das empresas por serem considerados como o público alvo do programa.

O programa também avalia o rendimento escolar na hora da seleção e existem regras especificas sobre a quantidade de horas trabalhadas e salário.

Para quem já se formou na educação básica, é permitido o máximo de 8 horas trabalhadas diariamente, enquanto que o jovem que ainda estuda pode trabalhar até 6 horas por dia.

As horas são contabilizadas através da soma das aulas teóricas e práticas e o salário é somado de acordo com as horas trabalhadas e o salário mínimo recebido ao dia.

Entretanto, como existe um acordo e contrato entre a empresa contratante o jovem aprendiz, o salário pode ter alguma variação e até ultrapassar o salário mínimo referente aquele ano.

Conclusão

Sabendo exatamente o que o programa jovem aprendiz, não perca mais tempo e procure agora mesmo a instituição que pode facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho e capacitação profissional.

Assim, vai ser ainda mais fácil você começar a atuar em alguma área de interesse, aprender mais, ganhar pelas horas trabalhadas e ainda resolver o problema de inclusão social e experiência para o mercado de trabalho futuro.

Vagas Jovem Aprendiz – Clique Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.