Programa Jovem Aprendiz – O que é, e como participar

programa jovem aprendiz é um projeto foi criado pelo Governo Federal a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. Juntamente com o Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que as empresas de médio a grande porte devem possuir uma porcentagem equivalente a 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho e/o estágio, sendo que estes demandem alguma função dentro da empresa. Programa Jovem Aprendiz

Quem pode ser jovem aprendiz?

O programa jovem aprendiz atende o público com idade entre 14 e 24 anos que esteja estudando os anos finais do ensino fundamental ou ensino médio e com a frequência escola em dia, caso ainda não tenha concluído a educação básica (Ensino Médio). Para as pessoas portadoras de necessidade especial não tem limite máxima de idade, ou seja, em qualquer idade pode participar do programa de aprendizagem. Todo Jovem Aprendiz deve estar inscrito em um programa de aprendizagem onde aprenderá a futura profissão. Diariamente dezenas de novas empresas aderem ao programa Jovem Aprendiz, isso significa que mais oportunidades se abrem aos jovens interessados nestas vagas de aprendizagem.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz

Não existe um cadastro único para o Jovem Aprendiz , cada empresa define sua forma de seleção, inscrição e contratação do Jovem Aprendiz, de acordo com a Lei da Aprendizagem. Escolhendo a empresa que deseja, basta obter informações de como realizar o processo de inscrição. Visando facilitar a vida dos Jovens, listamos neste site as principais matérias dedicadas à empresas que fornecem vagas no programa Jovem Aprendiz .