Como Funciona o Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem aprendiz é bastante conhecido, mas ainda traz muitas dúvidas para quem participa.

Pensando nessas dúvidas, você precisa conhecer como funciona o programa jovem aprendiz e perceber que essa pode ser a sua oportunidade de começar algo novo agora mesmo.

Então, não fique de fora e conheça agora mesmo esse programa que já mudou a vida de milhares de jovens brasileiros.

Vamos lá?

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz

O que é o Programa Jovem Aprendiz

Antes de entender exatamente como esse programa funciona, você precisa saber o que ele é:

O Programa Jovem Aprendiz foi desenvolvido pelo Governo Federal e é uma forma de estimular e iniciar o jovem na capacitação profissional e mercado de trabalho quando ele ainda não terminou o Ensino Médio ou tem alguma necessidade especial.

Portanto, essa iniciativa é direcionada para jovens e adolescentes brasileiros como uma forma de favorecer a sua atuação em diversos campos de trabalhos.

 

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz

Agora que você já sabe o que é o programa, vai ser mais fácil de entender como é o funcionamento dessa iniciativa do Governo Federal.

Direcionado para jovens de 14 a 24 anos que nunca tiveram um trabalho, o programa funciona para gerar experiências profissionais através de um curso de aprendizagem e o aprendiz conta com um contrato de trabalho especial.

O funcionamento acontece através de aulas práticas e teóricas, sendo que a teoria é ministrada por alguma instituição, como o Senac e Senai.

Depois das aulas teóricas, o jovem aprendiz tem a parte prática em alguma empresa contratante para que a formação seja concluída através do desenvolvimento e formação daquele jovem.

Vale lembrar que o jovem aprendiz não pode ser exposto a nenhuma atividade que envolva algum risco de vida e, ao final, o jovem recebe um comprovante daquela qualificação profissional que foi aprendida.

A jornada de trabalho do jovem aprendiz é de, no máximo, 6 horas por dia para quem ainda não conclui os estudos e de 8 horas por dia para aqueles que já concluíram o ensino fundamental.

Além disso, as horas de trabalho se referem a soma de aulas práticas e teóricas.

Uma dúvida bastante comum sobre o funcionamento do Programa Jovem Aprendiz se refere ao salário que será recebido.

Nesse caso, o salário ocorre de acordo com as horas trabalhadas, somando aulas práticas e teóricas, folga remunerada e feriados.

Já as empresas que devem ter um jovem aprendiz no seu dia-a-dia, são aquelas que tenham pelo menos 7 funcionários desde que o jovem seja matriculado em alguma instituição para o curso de aprendizagem.

Já as empresas que tenham menos que 7 funcionários, não são obrigadas a participarem do programa, mas podem aderir se for uma vontade.

Vale ressaltar que qualquer empresa deve ter no seu quadro de funcionários um máximo de 15% dos funcionários voltados para o jovem aprendiz.

Essa regra vale para que o programa não entre como um trabalho comum da empresa, mas como um curso para aquele jovem que está iniciando no mercado de trabalho.

Como já foi falado, existem diversas instituições e escolas legalizadas que podem oferecer o curso teórico desse programa.

Entre as mais conhecidas estão o Senai, SESCOOP, SENAT, instituições sem fins lucrativos e voltadas para a assistência social e educação adolescente e escolas técnicas profissionalizantes, como as agrotécnicas.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é e como funciona o programa jovem aprendiz, basta procurar alguma das instituições mais próximas de você e começar agora mesmo a investir no seu futuro.

Através dos cursos e aulas práticas do programa, você vai garantir um certificado profissionalizante e ainda começar a trabalhar e receber pelo trabalho desenvolvido diariamente.

Essa atuação destaca o jovem no mercado de trabalho e pode abrir várias oportunidades para você.

Pesquisas relacionadas

  • como funciona o programa jovem aprendiz do governo
  • como funciona o jovem aprendiz 2018
  • jovem aprendiz como funciona salario
  • jovem aprendiz como funciona lei
  • como funciona o menor aprendiz do senac
  • menor aprendiz como contratar
  • como funciona o jovem aprendiz 2017
  • como funciona o processo seletivo do jovem aprendiz

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *